21 de fevereiro de 2011

Em Defesa do Meio Ambiente

Essa é uma daquelas notícias que valem a pena serem divulgadas, pois muito se fala em preservação do meio ambiente mas, as vezes, muito pouco é feito. Vejam o exemplo da cidade de Getúlio Vargas.
MEIO AMBIENTE
18.02.2011 - 10h:05min
O fim das sacolinhas em Getúlio Vargas
Cristiano Caron aderiu ao uso das eco-bags (Foto: Fabiano Pase)
Um acordo pioneiro no Estado promete banir as sacolas plásticas de Getúlio Vargas, no norte do Rio Grande do Sul. Desde outubro de 2010, mais de 3 mil sacolas retornáveis, as ecobags, foram distribuídas, ajudando a evitar o uso das plásticas.
Agora, as sacolas plásticas passam a ser cobradas no comércio da cidade. No Brasil, há iniciativas semelhantes em Vitória (ES), Rio, Jundiaí (SP), Curitiba (PR) e Xanxerê (SC).
Em Getúlio Vargas, a medida não foi criada como uma lei. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Aglademir Martinello, o acordo, que vale desde 15 de janeiro, é suficiente para colocar a medida em prática e fortalece a ideia de união pela sustentabilidade.
Cristiano Caron, um técnico agropecuário que mora ao lado de um supermercado em Getúlio Vargas, nem estranhou a iniciativa. A sacola de pano já está pendurada próximo à porta da casa e quem vai ao mercado faz exatamente como seus avós.
- Eles também não tinham sacola de plástico e se viravam. Eu usava aquelas pra colocar o lixo, mas agora que vou comprar os sacos pretos, grandes, vou usar bem menos, conta.
Todos os dias Caron ou seus pais iam ao mercado, ao lado da casa. Por dia, eram quatro a cinco sacolinhas que depois iriam embora com lixo.

Notícia retirada do site da Rádio Tapejara

Nenhum comentário: