21 de fevereiro de 2011

Acidentes de Trânsito


     As estatísticas dão conta que no final de semana, entre sexta-feira e domingo, pelo menos 15 pessoas perderam a vida no trânsito gaúcho. Se fosse apenas nesse final de semana isso já seria trágico, pois são 15 vidas que se foram prematuramente. O problema maior é que notícias de acidentes e mortes no trânsito são normais, principalmente nos finais de semana. Em 2010, de acordo com o Detran foram 1708 as mortes causadas pelo trânsito no RS. Ainda segundo o Detran/RS no ano de 2011 já morreram 233 pessoas nas estradas do RS.
     As causas desses acidentes são sempre as mesmas, ou melhor, sempre a mesma: imprudência dos motoristas. Excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, má conservação dos veículos, consumo de bebida alcoólica antes de dirigir são essas algumas das principais causas dos acidentes nas vias.
     Além da tragédia da perda de milhares de vidas nas estradas, os acidentes causam um enorme prejuízo financeiro para as instituições públicas. Essas despesas são relativas a despesas médicas, desde a remoção dos acidentados até os hospitais, internações, pagamentos de seguros e em casos onde o acidentado fica com alguma seqüela, despesas com previdência social.
     Anualmente o SUS gasta milhões de reais na prestação de socorro e atendimento de pessoas acidentadas no trânsito. Chega a casa dos milhões também o gasto com pagamento de direitos previdenciários por parte do INSS à pessoas que se envolveram em acidente de trânsito.
     As despesas da Previdência vão desde pagamento de alguns meses de salário ao trabalhador que se envolve em acidentes e por um período determinado fica impossibilitado de trabalhar até os casos onde o trabalhador, normalmente em sua plena atividade profissional, perde sua capacidade de trabalho e passará o resto de sua vida dependendo dos recursos do Estado, através de uma pensão ou aposentadoria por invalidez.
     Não podemos dizer que os órgãos oficiais não tem feito nada para mudar esse quadro, pois diariamente vimos campanhas de conscientização no trânsito. O grande problema é mesmo a imprudência de alguns motoristas, que normalmente ceifam vidas inocentes devido a sua imprudência.
Itamar Maschio
Fev. 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente grande parte dos envlvidos em acidentes são jovens, que por pura imprudência acabam se envolvendo em acidentes, as vezes após beber.